Os principais sintomas que você pode sentir na menopausa e o que fazer
Durante a menopausa, podemos observar:
· Alterações no nível de pH da pele;
· Deficiência de lipídios epidérmicos;
· Degradação de ácido hialurônico.
Portanto, você pode notar uma maior frequência de irritações, erupções cutâneas, ressecamento e piora em condições existentes como rosácea ou eczema.
Os lipídios da pele também são fundamentais para manter o funcionamento da barreira de proteção da pele, que perde a resistência com o envelhecimento.
Existem produtos cosméticos que contêm essas partículas preciosas que, se aplicadas topicamente, podem melhorar a deficiência de lipídios epidérmicos. É isso mesmo, esta é a notícia boa que você estava esperando até aqui!
A pele precisa ser restaurada, hidratada e acalmada.
Durante a menopausa, a pele fica mais seca e menos elástica e com maior sensibilidade a alguns produtos cosméticos, como sabões e detergentes, que podem irritar a pele, causar inflamação e provocar coceira. As mulheres também podem experienciar parestesia: sensações de formigamento, ardência ou dormência na pele.
Saiba que os distúrbios do sono relacionados à coceira e ondas de calor também podem alterar a hidratação cutânea e a função da barreira de proteção da pele, levando à hipersensibilidade.
Ou seja, cuidar da pele também é cuidar do sono, que é importante para a pele. Percebeu o círculo?
A sensibilidade da pele está diretamente associada a:
· Seu nível de pH;
· Os lipídios epidérmicos;
· E o ácido hialurônico.
As menores alterações no corpo impactam nesses três elementos. Então não é nenhuma surpresa que essa mudança tão grande gere algum desconforto.